... a minha expêriencia com os vermes

No ano passado fui convidada prá participar de uma publicação e uma  exposição(complementares) que teriam o título de "o desejo do verme" organizadas por três artistas e amigas muito queridas : Julia, Aline e Ana. Provavelmente só aceitei  porque eram elas por trás do convite. Andava meio avessa ao meio, um certo enjôo, sei lá. A Julia veio aqui em casa prá olhar os meus trabalhos antigos, foi  a partir deles que elas pensaram que eu teria a ver com o assunto.  Conversamos bastante e ela  escolheu uma série de fotografias super antigas, acho que de 2002, que eu nunca tinha mostrado, se chama enemies, são fotos de detalhes de textos de embalagens de inseticida. Eu gostei da escolha e fiquei mais feliz ainda com a possibilidade de pensar num projeto específico  para a ocasião da exposição...
me senti super instigada a pensar em algo que tivesse tudo a ver com as coisas que estou pensando e fazendo agora. e esse aí é o primeiro projeto que mandei prá elas...



Florianópolis 17.07.2011

para o desejo do verme



 HAMLET: Pode-se pescar com um verme que haja comido de um rei, e comer o peixe que se alimentou desse verme. 

O REI: Que queres dizer com isso?

HAMLET: Nada; apenas mostrar-vos como um rei pode fazer um passeio pelos intestinos de um mendigo.


o verme se alimenta ou é alimentado pelo Outro
o Outro pode ser vivo ou morto
quando o Outro é vivo o verme  não precisa ser  necessariamente um parasita, pode haver um acúmulo energético muito exagerado por parte do Outro,ou, pode haver um acordo tacito entre as partes
quando é morto, o Outro já não é, há somente uma transformação e aproveitamento da energia desperdiçada
o verme é um ser adaptável ao ambiente que o abriga

contexto
ontem pensei no desejo cada vez maior de me dedicar a criação de modelos a partir de roupas  e materiais usados, (é esse o meu interesse atual  em matéria de costura e também de uma forma mais geral é isso que estou afim de fazer agora)
aí lembrei de muitas situações presenciadas na loucura dos brechós beneficientes. ...gigantescos, filas de gente, montanhas e montanhas de roupa,correria e disputa ferrenha
ou a imagem dos catadores de lixo que lotam suas carretas de todas as espécies e tamanhos com  todo tipo de objetos e embalagens descartados diariamente ( me lembro na clara mudança gradativa das condições da casa da catadora de lixo onde eu entregava o meu lixo reciclável, ali ficou óbvio prá mim que aquele movimento que significava menos desperdício podia ser também fonte de renda e melhoria real na qualidade de vida

só exemplos de situações onde energia desperdiçada ou descartada é utilizada para potencializar outras situações... e o link para que meu desejo momentâneo possa ser também o desejo do verme

 projeto para o desejo do verme

a estilista – performance – 2011
criação de uma personagem estilista que se auto-proclamará através das redes sociais. Ela trabalha com o conceito de revitalização do desejo. (por enquanto pode chamar assim)
a estilista trabalha com roupas usadas do seu guarda-roupa ou  compradas em brechós beneficentes que transforma em peças diferentes
está no conceito da estilista se utilizar desses materiais e transformá-los em objetos de desejo
a estilista se utiliza da internet como forma de divulgação  e propagação para as suas atividades
a estilista também cria modelos sob encomenda e oferece acessoria aos seus clientes
o trabalho se inicia com a criação e registro dos primeiros modelos paralelamente à criação do blog(tanto na costura como nas redes sociais me sinto até o momento uma total iniciante,e é esse mesmo o desafio do projeto, construir uma imagem mais estabelecida que a realidade e sustentá-la de acordo com a demanda
aprenderei  as ferramentas das redes sociais para catalizar o processo conscientemente, na intenção de que as informações se propaguem  por diferentes vias através dos canais de comunicação da internet provocando o interesse de terceiros e através deles  a engorda do perfil da estilista


o segundo movimento do trabalho será na exposição, onde a estilista já será uma realidade rsrssrrssrsrs

no espaço expositivo poderia existir algum tipo de registro da experiência, através do material propagado na internet  mas principalmente algumas pessoas presentes estarão vestindo modelitos da estilista.(algumas dessas situações podem já estar combinadas com alguns participantes da exposição, tipo a raquel,  o augusto...vocês rsrssrsrssrrsrsrsrsrs)


elas adoraram o projeto e logo me disseram que queriam ser vestidas pela estilista na abertura!!! Com o passar do tempo fui percebendo uma certa utopia no projeto, principalmente a parte que tocava às redes sociais. Em compensação com a aproximação da data da abertura se fez urgente começar a me comunicar com as meninas para pensar no trabalho e principalmente começar a pensar nos modelos. AQUI TERMINO ESSE POST.PROMETO CONTINUAR AMANHÃ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário